A folia Pokémon GO ajudando os destinos turísticos ?

A Torre Eiffel orgulhosa dos seus Pokemons

A Torre Eiffel orgulhosa dos seus Pokemons

Enquanto a folia Pokemon Go se espalha pelo mundo inteiro, muitos profissionais do turismo já estão utilizando o famoso jogo de “realidade aumentada” para atrair os turistas interessados a caçar os Pikachus ou encurralar os Salamèche nas ruas ou nas estradas. Na Espanha, a operadora Junior Travel está recrutando guias para acompanhar grupos de trinta jogadores em circuitos incluindo várias cidades a onde raros Pokemons estão sendo vistos. 2000 candidatos já se apresentaram e as vendas estão superando todas as expectativas. Ainda na Espanha, uma outra operadora, Felices Vacaciones, oferece circuitos de Safari Pokémon, pacotes custando 1695 Euros para caçar os monstros virtuais  de Las Vegas a San Francisco, passando por a Nova Iorque.

Em Nimes, circuitos turísticos de caça ao Pokémon

Em Nimes, circuitos turísticos de caça ao Pokémon

Na França, os responsáveis de muitos destinos turísticos já apostaram na nova onda de Pokemania. A cidade de Rouen convida os jogadores a aproveitar as suas caçadas para descobrir o patrimônio cultural, propondo vários roteiros no Escritório de turismo que virou um PokeStop estratégico. A cidade de Nimes lançou um Pokébus onde é possível caçar os Pokemons visitando a “Maison Carrée” ou as Arenas dentro de um confortável ônibus. Na pagina Facebook do Escritório de Turismo, os fãs são convidados a vir “encher o tanque nos numerosos Pokéstops da cidade, a eclodir os seus ovos e a desafiar as arenas em grupos”. O passeio é vendido somente 5 Euros, mas o importante para Nimes é de incentivar novos turistas a visitar a cidade. Com o mesmo intuito, Rennes está organizando uma PokeRando e Caen um concurso de Pokémuseu.

Pokemon raro em Nantes

Pokemon raro em Nantes

Nantes apostou também no Pokemon GO, e, segundo o ranking estabelecido pela transportadora CheckmyBus, seria o lugar da França onde encontram-se os Pokemons mais raros, uma nova atratividade para uma cidade que sempre quis ser inovadora nas artes, na cultura ou nos lazeres. E pode ser justamente no marketing turístico que os Pokemons podem trazer a maior revolução, oferecendo aos destinos uma nova ferramenta de comunicação. A própria Torre Eiffel está agora avisando os turistas, na sua conta Twitter, que podem ser encontrados nos seus arredores uns Pokemons raros.

Os avisos de Pokemons perto de Rouen

Os avisos de Pokemons perto de Rouen

O diretor geral da Niantic, o editor de Pokemon GO, já anunciou numa entrevista para o Financial Times que o patrocínio de lugares turísticos – ou querendo virar turísticos- será num futuro próximo uma das grandes fontes de renda da empresa. Ser um Pokestop ou um PokeGyms terá um preço a pagar, mas dará também a garantia de ter uns novos fluxos turísticos cujos tamanhos serão proporcionais a raridade dos monstrinhos que terão sido comprados. Enquanto a folia perdurar, os Pokemons viraram mesmo uma atrações turísticas , e ajudando muitos destinos a atrair novos turistas.

Esse artigo foi traduzido e adaptado de um artigo original da revista profissional on-line L’Écho touristique

A vingança , as Pokebolas gigantes da cidade de Basel

Deixar comentario

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s