Enoturismo: os profissionais franceses e brasileiros na onda dessa paixão!

1349948760 CHEVAL

Nas paixões que os franceses querem dividir com os brasileiros, a paixão pelo vinho é com certeza a que mais se destacou nos últimos anos. Nos cardápios e nas mesas dos restaurantes badalados, nas prateleiras ou nos sites dos grandes importadores, ou na oferta de cursos especializados, o vinho francês está na moda. No turismo, os roteiros das operadoras estão incluindo cada vez mais regiões como a Champagne, Bordeaux, o Vale do Loire, a Borgonha ou a Provence.

Para responder a esse novo fluxo, vindo do Brasil mas também da China, dos Estados Unidos e da própria Europa, as vinícolas francesas estão se organizando. LOGO VIGNOBLES ET DECOUVERTESTrata se de dois milhões de turistas estrangeiros, que compram em media 6 garrafas por visitante e pesam até 25% da economia de alguns produtores, especialmente na Provence. 40 destinos já receberam a certificação “Vignobles et découvertes”, dada pelo Conselho superior da Enologia, um órgão encarregado de selecionar os destinos turísticos e vinícolas com uma oferta completa de hospedagem, gastronomia, degustação e visitas a adegas. E, para o viajante internacional, a qualidade e a diversidade dos vinhos, a prática de idiomas estrangeiros, a abertura no mínimo seis dias por semana, e a possibilidade de compras e de despacho de vinhos são alguns dos serviços garantidos.

Para atrair esses amantes do vinho, a França investe também  no Salão especializado Destination Vignobles. COUV_DESTINATION_VIGNOBLES_2014No próximo mês de outubro, em Lyon, 148 expositores do mundo do vinho vão tentar convencer uns 150 operadores e agentes de viagens, vindos de 43 países. A força da delegação brasileira, a mais importante com 16 agentes convidados, mostra que o Brasil virou mesmo uma prioridade para os destinos de turismo enológico da França. Sabem que os brasileiros são ainda menos de 10.000 a visitá-los, mas com um potencial de crescimento impressionante, uma media de compras muito superior aos europeus, e grandes exigências de qualidade.

A presença de dois das mais prestigiados atores do enoturismo francês no grande encontro dos profissionais do turismo do Brasil, o Salão da ABAV, é outra mostra da vontade da França de dividir sua paixão do vinho com os brasileiros.LES OISEAUXO famosíssimo grand cru Smith Haut Lafitte, e o requintado Hotel SPA “Les sources de Caudalie” aproveitarão esse encontro para mostrar muitas novidades. No hotel, o terceiro restaurante, o Rouge, bem aconchegante e descontraído, as doze recém inauguradas suítes, e o novo anexo “Le Chateau Le Thil” vão com certeza agradar os viajantes querendo encontrar num mesmo destino o melhor dos vinhos de Bordeaux, o único SPA com produtos extraídos da uva,  e um dos mais premiados hospedagem enraizado nos vinhedos.

Na nova onda do enoturismo, as tradicionais confrarias estão encontrado uma nova vida.IMG-20120609-00465 Hoje são 214, estabelecidas em quase todas as regiões vinícolas, organizando eventos e iniciações. Os novatos do mundo inteiro, e especialmente do Brasil, são sempre muito bem vindos se souber achar o imprescindível padrinho e tomar o compromisso de virar, quando voltar nas terras tupiniquim, um propagandista convicto do “terroir” onde foi acolhido, e um embaixador dessa paixão franco-brasileira.

Jean-Philippe Pérol

Membro de honra da confraria dos “Hospitaliers de Pomerol”

IMG-20120607-00107 - copie

Os 40 primeiros destinos certificados Vignobles & Découvertes:

Alsácia Coeur d’Alsace
Alsácia Terre & Vins au Pays de Colmar
Beaujolais Le Beaujolais des Pierres Dorées
Bergerac Pays de Bergerac
Borgonha Beaune, de Corton en Montrachet
Borgonha Côte Chalonnaise
Borgonha Dijon Côte de Nuits
Borgonha Le vignoble de Chablis
Borgonha Le vignoble de l’Auxerrois
Borgonha Vignoble du Mâconnais
Champagne Côte des Bar
Champagne Côteaux du Sézannais
Champagne Côteaux Sud d’Epernay et Côte des Blancs
Champagne Massif de Saint Thierry, vallée de l’Ardre
Champagne Montagne de Reims
Champagne Vallée de la Marne
Cognac Vignoble de Cognac
Jura Vignoble du Jura
Languedoc La Narbonnaise en Méditerranée
Languedoc Pays de Thau
Provence Le Pays d’Aix – Sud Lubéron
Provence La Provence Verte
Roussillon Perpignan Méditerranée Rivesaltes
Savoia Coeur de Savoie
Savoia Savoie, Lac du Bourget
Sud-Ouest Pays des Bastides et Vignoble du Gaillac
Sud-Ouest Destination Cahors – Malbec
Vale do Loire Val de Loire, Amboise
Vale do Loire Val de Loire, Chenonceau
Vale do Loire Vallée du Loir
Vale do Loire Chinon, Bourgueil, Azay
Vale do Loire Saumur, Val de Loire
Vale do Loire Angers Loire Valley
Vale do Loire Vallée du Layon
Vale do Loire Muscadet Loire Océan
Vale do Rhône D’Hermitage en Saint-Joseph
Vale do Rhône De Cornas en Saint-Péray
Vale do Rhône Autour des Dentelles de Montmirail
Vale do Rhône Côtes du Rhône Gardoises
Vale do Rhône Condrieu, Côte-Rôtie

Deixar comentario

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s