Bordeaux: para os brasileiros, o vinho, e muito mais!

miroir eauBordeaux quer seduzir o Brasil. Liderada pela Cámara de Comercio e de Industria da cidade, uma delegação de profissionais vai visitar a semana que vem São Paulo e Rio de Janeiro para encontrar agentes de viagens e operadores.

E Bordeaux tem tudo para virar um destino favoritos dos Brasileiros.

Demorei muito para me apaixonar por essa região, mas hoje é para mim um lugar onde não deixo de vir pelo menos uma vez por ano.

IMG-20120609-00459 pomerolPrimeiro pelos vinho. Para passear a pé, de carro ou de bicicleta no meio dos vinhedos. Para parar num castelo para uma visita de adega ou uma degustação. descobrir a historia – e as historias – que cada vinho contem além das quatro uvas básicas (cabernet-franc, cabernet-sauvignon, merlot e petit verdot). Alguns castelos fazem hoje parte dos meus favoritos: Smith Haut Lafitte – meu primeiro grand cru, um atendimento  excepcional numa propriedade que brilha pelo bom gosto e a qualidade tanto das construções que do vinho ou das obras de arte-,  Malescot Saint Exupéry – um Margaux cujo vinificador já andou comigo pelo Amazonas, Beychevelle – um castelo aonde aproveito uma vista maravilhosa sobre o Rio Gironde, dando até para ver o Mascaret, a pororoca local. Beychevelle pertencia a um almirante, dai a obrigação para os barcos de baixar a vela quando passava na frente…..historias…. Do outro lado do Rio (a rive droite), não deixo de visitar o Château de Franc Mayne cujo dono é louco pelo Brasil, e os vinhedos de Pomerol, a capital do Merlot onde já fui intronizado …

Mas Bordeaux não é so vinho, a cidade foi maravilhosamente renovado nos últimos anos. 20050846Patrimônio mundial da humanidade pelo arquitetura do seu centro urbano,  como a Praça da Bolsa e seu espelho d’agua. Gosto de caminhar nos cais da Gironde, aproveitando a visto do Rio e das faixadas dos prédios do século XVIII, e voltando no bondinho ultramoderno. É bom também de se perder nas ruas estreitas da parte mais antiga, ou de caminhar na rua Sainte Catherine atrás de shopping. Tem moda, tem luxo, tem livrarias, e , claro, vinho. Duas lojas a não perder, a Vinothèque ou l’Intendant. As duas são bem completas, conhecem os brasileiros, e os preços, pela peculiaridade da comercialização do Bordeaux, são mais baratos que nas propriedades.

Os arredores da cidade são os meus favoritos tanto para se hospedar ( em primeiro lugar, as Sources de Caudalie, sua arquitetura, seu charme, suas atenções, e seu SPA para compensar os pecados), que para uma simples degustação ( o barzinho da Praça central de Saint Emilion, imperdível).

L1020014 caro jpp lapin

Na hora que os viajantes estão querendo novas oportunidades e novas experiências mesmo nos destinos mais tradicionais, Bordeaux  é um trunfo excepcional para o turismo francês…

Jean-Philippe Pérol

5 pensamentos sobre “Bordeaux: para os brasileiros, o vinho, e muito mais!

  1. Pingback: Em Bordeaux, os ingleses premiam o “Guggenheim do vinho” | "Le Blog" do Pérol

  2. Pingback: Cannes, Bordeaux ou o Mont-Blanc, os primeiros destinos bem sucedidos de 2015 | "Le Blog" do Pérol

  3. Pingback: Turismo e liberdade | "Le Blog" do Pérol

  4. Pingback: Enoturismo: os profissionais franceses e brasileiros na onda dessa paixão! | "Le Blog" do Pérol

  5. Bonjour Jean-Philippe

    Parabéns pelo post e pela reportagem! Um ótimo retrato desta cidade linda! Tive a oportunidade de morar em Bordeaux por 6 anos e sua matéria me fez lembrar dessa cidade que tanto amo. Recomendo a todos que desejam conhecer um patrimônio histórico francês riquíssimo e ainda degustar vinhos maravilhosos.

Deixe uma resposta