Columbia, tierra querida!

colombia-proexport_1365606312

Não é por acaso que a Atout France decidiu esse ano fazer o seu seminário Américas em Bogotá. Nos últimos anos, o crescimento econômico constante e a notável melhoria da segurança publica levaram a um forte aumento do mercado turístico colombiano, tanto exportativo (passou de 1,5 a 3,2 milhões de saídas de 2005 a 2013) que receptivo (media de + 10,4% por ano desde 2005). Com esses resultados e perspectivas, a Colômbia entrou no pódio das potencias turísticas da América Latina.

Para todos os profissionais, a Colômbia chamou também muita a atenção por ser um novo ‘case’ de marketing turístico com duas campanhas promocionais elogiadas por todos os marketeiros.1181_colombia_wanting_saty_plan A primeira foi lançanda em 2009. Para enfrentar o desafio da péssima imagem do pais, ‘O perigo é você querer ficar’ conseguiu o sonho de qualquer publicitário:  encarrar um ponto fraco, quase arrasador, e transformar-lo numa mensagem forte e positiva. A campanha convenceu, e os viajantes confirmaram que a Colômbia podia entrar nos roteiros mais cautelosos e mais exigentes.

Com o sucesso, precisava então não somente convencer mas também seduzir novas clientelas, de mais poder aquisitivo. Foi assim que surgiu esse ano a segunda campanha. O ‘Realismo Mágico’, emprestado do Garcia Marquez, foi mais uma grande cartada do turismo colombiano. Calorosos, positivos, diferenciados, e muito colombianos, os anúncios convinçam da capacidade da Colômbia de entregar a seus visitantes os sonhos que foram prometidos.

Colombia-Realismo-Magico-Posters

Mesmo para um simples seminário de quatro dias, Bogotá convenceu com três pontos fortes: qualidade do atendimento, animação e riqueza cultural. Tantos nos hotéis (do aconchegante e atencioso Sofitel até a pequena pousada Masaya), nos restaurantes (adorei a Cevicheria), nas ruas da Candelaria ou nos shoppings, o colombiano trata o turista com simpatia, querendo sempre ajudar ou dialogar. PENTAX ImageIsso vale mais ainda quando cair na salsa ou na rumba, seja numa ‘Chiva rumbera’ ou na animadíssima casa ‘Andrès carne de rés’. Mas a magia de Bogotá vem mais ainda do seu patrimônio, sejo as maravilhas da época pré-colombiana do Museu do Ouro (e a imperdível balsa do Eldorado), a Arte Sagrada da época colonial (e as 1600 esmeraldas da Lechuga) ou a imponente Praça Bolívar.??????????????????????????????? O dinamismo cultural colombiana impressiona porque não se limita as glorias do passado. Continua hoje com uma força e uma atualidade surpreendente, na musica, na literatura ou na pintura, sendo o melhor exemplo o Museu Botero, antigo mosteiro onde são expostas mais de cento e vinte quadros do mestre.20131214_121817_Carrera 13

Convencidos pelo pais, voltam também convencidos pelo mercado. Não tem duvidas que o fluxo de viajantes vai continuar crescendo, com oportunidades para os grandes atores on-line ou as operadoras. E se hoje a França recebem somente 65.000 colombianos, o dinamismo da Colômbia nos da a certeza de dobrar esses números antes do final da década. Com um pouco do talento dos nossos colegas da Pro-export, conseguiremos com a condição que os profissionais franceses  investem conosco nesse novo emergente, acreditando na realidade magica dos fluxos turísticos entre os dois países.

Jean-Philippe Pérol

BALSA-DEL-DORADO_2

Um pensamento sobre “Columbia, tierra querida!

Deixe uma resposta