A França é também da cerveja!

 

Festa em Lille

Num pais que é conhecido mundialmente como sendo o pais do vinho, é surpreendente saber que a cerveja tem também um lugar de destaque.Capture-d’écran-2015-09-23-à-12.20.16 A França é assim não somente o quinto produtor mundial de cerveja, mas um pais aonde a cerveja é, em varias regiões, a bebida mais tradicional e a mais procurada pelos consumidores. É o caso na Alsácia, na Lorena, na Normandia ou na Bretanha, e mais ainda no norte, perto da fronteira com a Bélgica, nos arredores de Dunkerque, de Arras ou de Lille onde a cerveja é uma verdadeira cultura regional.

La place des Heros Arras

Desde a época do Império Romano, quando a proibição dos vinhedos nessa região favoreceu o plantio dos cereais, a fabricação da cerveja virou uma grande atividade econômica do norte da França. E, durante toda a Idade Media, os monges aproveitaram as suas isenções de taxas para desenvolver novas técnicas de produção que criaram no século XV a cerveja que conhecemos – e bebemos – hoje. Monges cervejeirosNessa região fronteiriça com a Bélgica, as cervejarias tinham, e ainda têm, três fatores importantes para ser bem sucedidas: terras e condições climáticas perfeitas para produção de cevada e de lúpulo, agua rica em minerais, e uma população acostumada a essa bebida chamada até de “pão liquido” pelos flamingos. Acolhedores e festivos, os  “ch’tis” (assim são chamados os habitantes da região) colocam a cerveja em todos os eventos, festas publicas ou particulares, protestos, ou desfiles de Carnaval homenageando o mítico Cambrinus, primeiro Rei da cerveja.

Circuit_BrasserieduCateau©L'Echappée Bière_4

Para ajudar o viajante a descobrir essa cultura da cerveja, e a escolher entre as quase cem cervejas diferentes produzidas no norte, inspirada pelo turismo enológico das grandes regiões vitícolas da França, uma pequena empresa de Lille, a  “L’Échappée Bière”, desenvolveu um turismo cervejeiro.  TURISMO CERVEJAEla oferece visitas de cervejarias, cursos e degustações, fabricação de cerveja, espetáculos com temáticas de cerveja, almoços ou jantares harmonizando comidas e cervejas ou simples visitas de bares de cervejas. Segundo os conhecedores, os dois melhores de Lille seriam La Capsule, o preferido dos “beermen”, que oferece cervejas não tradicionais vindo do mundo inteiro num ambiente underground, ou o Palais de la Bière, mais divertido e com uma seleção de pratos regionais, a Carbonnade ou o Welch.

La Capsule

O turismo cervejeiro da L’Échappée Bière” aproveita uma tendência geral de valorização da cerveja, outrora bebida plebeia que está pouco a pouco virando um produto nobre, utilizado até pelos maiores chefes franceses e internacionais. Desde que a Chefe Ghislaine Arabian ganhou duas estrelas no Michelin com o seu famoso ” Turbo à la bière de garde”, muitos restaurantes estão explorando as riquezas gustativas da cerveja, assim como o La Laiterie, que ganhou uma estrela oferecendo um cardápio gastronômico combinando uma cerveja com cada prato.Au Trappiste Os bares de cerveja são agora espalhados na França inteira, em Lyon (Les Fleurs du Malt), em Montpellier (Les couleurs de la Bière), em Estrasburgo (Les Berthom) ou em Albi (La Place des Bières). Em Paris, alem do tradicional “Le Trappiste”, com seu cardápio onde não faltam os mexilhões com batatas fritas, abriram novos e incontornáveis lugares como o La Fine Mousse, Les Trois 8, Le Super Coin ou L’Express de Lyon. Enquanto se fala as vezes da obrigação de escolher entre as culturas do vinho ou da cerveja, a França mostra a seus visitantes que é possível pertencer a esses dois mundos!

Jean-Philippe Pérol

1664-invitation-tout-effeil

4 pensamentos sobre “A França é também da cerveja!

Deixe uma resposta