A cidade luz na liderança do turismo mundial com 47 milhões de visitantes!

20128125

Com certeza não é por acaso que a próxima novela da Globo, Babilônia, vai começar mostrando o Jardim de Luxemburgo, o Museu Rodin, a Place des Vosges, a ponte Alexandre III e a catedral de Notre-Dame. A Gloria Pires merecia mesmo um papel de “femme fatale” na cidade mais visitada do mundo. E, de fato, o diretor do turismo da região de Paris, François Navarro, acabou de anunciar que o “Grande Paris” recebeu nos últimos doze meses 47 milhões de turistas franceses e internacionais, consolidando a posição da cidade luz como primeiro destino turístico mundial, muito na frente dos seus concorrentes e especialmente de Londres.

pontalexandre3

Apoiado numa ampla observação feita nos aeroportos, nas estações de trem e nas autopistas, a pesquisa mostrou também que esses visitantes gastaram mais de 22 bilhões de Euros em hospedagem, alimentação, transporte, shopping e lazer. O turismo foi mais uma vez confirmado como o primeiro setor econômico da região.

Dos 47 milhões de visitantes, 58% são franceses e 42% internacionais, com uma media de quatro noites na região. IMG_2411Os ingleses e os americanos ainda são os turistas mais numerosos, mas depois dos outros principais europeus, o Brasil briga com a Austrália, o Japão e mais ainda com a China nos Top 10 dos países com o maior consumo em Paris. Se os chineses gastam no global um pouquinho mais ( 633 milhões de euros versus 571), os brasileiros ainda são os turistas com o maior gasto por pessoa na capital francesa.

Para os profissionais parisienses, o resultado mais interessante dessa pesquisa foi de saber que 93% dos turistas ficaram satisfeitos com as suas estadias e que 64% já pensavam em voltar. Gare_du_Nord_0005Se muitos esforços ainda devem ser feitos em alguns setores – especialmente nos aeroportos e nas estações de trem-, esses números mostram que os turistas já validaram as melhorias no atendimento nos hotéis, nos restaurantes ou nas lojas. E com mais novidades para vir nos acessos a Charles-de-Gaulle, no conforto da Gare du Nord, ou nos horários de abertura das lojas nos domingos, os parisienses podem ter certeza que a Gloria Pires vai voltar visitar-los em breve.

Jean-Philippe Pérol

phovoir_1

5 pensamentos sobre “A cidade luz na liderança do turismo mundial com 47 milhões de visitantes!

  1. Pingback: Quais orientações para o turismo em 2015? | "Le Blog" do Pérol

  2. Paris Paris et Paris! Nenhuma novidade neste texto! Paris é o meu destino numero 1 e voltarei sempre…cada vez a estadia é melhor e ficamos mais apaixonados pela Cidade Luz! A Madame Anne Hidalgo está fazendo um bom trabalho frente a prefeitura de Paris pois achei a cidade mais limpa e organizada!
    A única coisa chata de minha estadia no mes passado em Paris foi ter sido quase roubada por uma Romena e exatamente no Metro Luxembourg! Desolée ! Mas fui esperta e dei uma dura nela e no seu comparsa!

Deixe uma resposta