Auvergne: o rendez-vous com o Brasil deu certo!

foto[2]

Para a Região Auvergne, o Salão Rendez vous en France parecia um impossível desafio: receber com sucesso 1500 profissionais do turismo , franceses e estrangeiros especialistas da Franca. Mais ainda, além dos tradicionais visitantes vindo da Bélgica, Holanda, Inglaterra ou Alemanha, tinha que atender agentes de viagens, operadores e jornalistas vindo de mercados distantes ou emergentes da Ásia ou das Américas. No trio das grandes delegações, junto com a China e os Estados Unidos, o Brasil se destacou com 42 participantes que foram recebidos com uma atenção bem peculiar. Começou logo no aeroporto de Charles de Gaulle onde um ônibus especial foi buscar os brasileiros na chegada do voo da Air France e os levou diretamente para Moulins, a antiga capital da dinastia dos Bourbon.

A delegação brasileira na frente da Auberge Saint-Sébastien em Charroux

As visitas exclusivas incluíram o belo vilarejo de Charroux e  um almoço no charmoso restaurante Ferme de Saint Sebastien , com sua chefe mulher Valerie e o marido dela revelando uma das mais completas e surpreendente bandeja de queijos já vista . foto[1]Entre o glamour art nouveau de Vichy, a autenticidade caipira dos laticínios de Saint Nectaire e os simpáticos vinhedos de Saint Pourçain, a Auvergne mostrou que ela tem muito que mostrar para quem ver uma França bem diferente dos clichês da cidade luz. A noite de bemvinda foi uma ocasião de descobrir o impressionante Vulcania. Esse  parque de lazer, localizado bem perto do Puy de Dôme, a montanha outrora sagrada que domina toda região, oferece uma viagem educativa e lúdica no interior dum vulcão para crianças de todas as idades… E na noite seguinte, depois da festa de despedida organizada pela Atout France, os brasileiros foram destaques nas boates de Clermont Ferrand!

hotel-vulcania_66

Na feira, organizada com muita maestria no centro de convenções, os 600 expositores não poupar os esforços para atrair os visitantes brasileiros. foto[5]Nas centenas de encontros desse Rendez vous en France, pelo menos três pontos ficaram bem claros para eles. O primeiro é que os turistas brasileiros continuam a ser muito procurados pelos profissionais franceses, mesmo se uma  certa decepção é visível frente a um crescimento menor do que esperado, e as perspectivas muito abaixo da explosão do mercado chinês. O segundo ponto que ficou anotado é que a Franca tem ainda muito que oferecer em termo de oportunidades para os viajantes brasileiros, destacando se regiões como o Vale do Loire, a Borgonha, Bordeaux, Toulouse ou a Provence, ou temáticas a explorar melhor como os vinhedos, o shopping, o turismo jovem ou o turismo religioso. Como ‘auvergnat’ recebendo com muita emoção os meus colegas brasileiros na minha terra, esses Rendez vous France bem sucedidos em Clermont Ferrand me convencerem que a Auvergne tem  muito que apresentar para o viajante brasileiro que poderá visitar-la, parando num roteiro de Paris a Marselha ou a Bordeaux, ou de Bordeaux a Dijon ou a Lyon. E mais do que isso,  já oferece também o profissionalismo e o carinho que os brasileiros esperem. Na sua próxima viagem para Franca, Rendez vous na Auvergne!

foto

Jean-Philippe Pérol na frente do castelo de Pérol

 

Jean-Philippe Pérol

Um pensamento sobre “Auvergne: o rendez-vous com o Brasil deu certo!

  1. Pingback: Na Thomas Cook, a “Pop-up store” anuncia a nova agencia de viagem! | "Le Blog" do Pérol

Deixe uma resposta