Políticos, moradores ou turistas, cada um tem a sua Paris!

20128141

Com as eleições municipais chegando, várias Paris estão se enfrentando cada dia nas medias franceses. Da vice prefeita candidata da situação, Anne Hidalgo, da candidata da oposição direitista, a ‘NKM’, e de muitos outros. Cada um mostra o seu Paris, mais popular ou mais sofisticado, mais no leste ou mais no oeste, mais  de pedestre ou mais de carro, mais comercial ou mais cultural, mais verde, ou mais vanguardista. É, são muitas Paris. Não é por acaso que a cidade luz tem vinte “arrondissements” e oitenta bairros. Cada parisiense quer falar da sua Paris, a verdadeira, a autêntica. Os visitantes também entraram nesse jogo e tenho muitos amigos brasileiros elogiando o faubourg Saint Honore ou 0 “16eme”, Saint Michel ou Pigalle, o bairro da Opera ou a margem esquerda.

Se a Paris do turismo é muitas vezes focado no ‘triângulo de ouro’, entre o Arco de triunfo, o Louvre e a Opera, devo confessar que este não é o meu favorito.  ??????????Fui criado no bairro “Europe”, perto de Saint Lazare, das Galeries Lafayette e do Parque Monceau, e ainda frequento muito essa área do 8eme arrondissement. Mas o cheiro de Paris fica para mim concentrado perto da minha faculdade, a tradicional Sciences Po, em Saint Germain des Pres. Cada estadia na capital tem que começar com um cafezinho no ‘Deux Magots’, de frente para igreja de Saint Germain des Prés, olhando a movimentação e esperando a sorte de ver uma cara conhecida, a Catherine Deneuve ou o Belmondo por exemplo… O tempo passando, pode ser uma oportunidade de comer um Croque Monsieur ou de chamar a menina das sobremesas com a sua  imperdível bandeja de “gateaux”. E se quiser uma refeição mais séria, pode também atravessar o Boulevard e entrar no Lipp, com seu cardápio (e seus garçons) que não mudaram desde 1880…

A graça dos ‘Deux Magots’ é ser um ponto estratégico onde existe mil coisas para fazer. Podemos dar alguns exemplos, limitados a cinco quarteirões. DSCN3864Uma das praças mais charmosas de Paris, a praça von Furstenberg, fica a dois quarteirões, bem como a rua Bonaparte e seus antiquários. A Rua Dufour, e a Rua de Rennes , concentram as lojas de roupas ou de sapatos. A três quadras, não pode perder a loja design da ‘Hermès’ com seu simpático espaço onde uns vão para tomar um drinque enquanto outros vão fazer compras. A mesma distância fica o Marché Saint Germain, suas 21 lojas, seus restaurantes animados e muito em conta. Ou a Praça Saint Sulpice e sua igreja popularizada pelo Don Brown (mas nem fala do Código da Vinci para o padre, ele não aguenta mais perguntas sobre a linha rosa).

A quatro quarteirões fica o bar do Hotel Lutetia, ideal para um aperitivo entre amigos ou um discreto encontro de negócios. Muito bem localizado, e mesmo ainda em reformas, o hotel é também uma excelente opção de hospedagem. (No bairro tem também alternativas que os brasileiros gostam: o tradicional Madison, ou o discreto Hotel des Marronniers, os dois Mercure ou as residências Citadines). MarchA© Raspail, Paris 2011Na frente,no Boulevard Raspail, tem nas terças e sextas uma das feiras livres bio mais badalada de Paris, mais movimentada ainda em tempo de eleições para prefeito…

A cinco quadras, encontrarão a mais tradicional, mais parisiense, mais aconchegante e mais luxuosa loja de departamentos, o Bon Marché , com todas as grandes marcas do luxo francês.bon_marche_paris_a201011_aw3 Do outro lado da rua fica a Grande Epicerie, menos conhecida que a Fauchon, mas com uma variedade e qualidade de produtos excepcionais. Nas duas lojas, pode-se pecar a vontade que na mesma quadra fica um outro ponto predileto dos brasileiros em Paris, a capela da Medalha milagrosa.

E na mesma distância, mas no outro lado, os Jardins do Luxembourg são um lugar ideal para passear, sentar num banco e olhar os parisienses dessa Paris que eu gosto. Que as eleições consagram a vitória da Paris da Anne ou da Paris da Nathalie, vou continuar com a minha. Vive Saint Germain des Prés et le Quartier latin!

Jean-Philippe Pérol

LUXEMBOURG


14 pensamentos sobre “Políticos, moradores ou turistas, cada um tem a sua Paris!

  1. Pingback: Cannes, Bordeaux ou o Mont-Blanc, os primeiros destinos bem sucedidos de 2015 | "Le Blog" do Pérol

  2. Pingback: Turismo e liberdade | "Le Blog" do Pérol

  3. Pingback: Na França, quarenta destinos turisticos? | "Le Blog" do Pérol

  4. Engraçado! Fiz por acaso há alguns anos e é meu itnerário qd estou em paris há algum tempo! Claro, não poderia faltar outros! RicR!

  5. Estaremos passando o Natal nessa cidade inesquecível . Será pela terceira vez, mas a cada ida novas descobertas. Impossível determinar um único,local. Obrigada por suas sugestões.

  6. Outubro estarei pela quarta vez em Paris! Passei por várias fases na cidade, a de turista dos maravilhosos clichés, o das compras, da gastronomia! Desta vez irei”flaner”, em Paris…

  7. Em setembro de 2013 : realizei o sonho de conhecer PARIS …fiquei encantada é realmente maravilhosa…cada canto da cidade tem seus encantos…em fim amei !!!

  8. Cher Pérol, estarei lá em junho pela 3a. vez … e claro, estarei no 14e. muito perto da Torre de Montparnasse e muito perto desses lugares que voce citou, que já conheço e que me apaixono todos os dias. Matarei a saudade tomando um bon petit noir no Deux Magots. Gde. Abço.

  9. Minha Paris é o alto da Torre Eiffel! De lá, avistamos a cidade toda! E os telhados brancos de Paris. Lá de cima, é paz. É brisa. É o movimento do Sena. A dança das árvores. O silêncio de uma Paris movimentada e cheia de vida. É a vida pulsando num azul e branco sem fim. É, sem dúvida, o mais encantador. É onde percebi o sonho virando realidade e a realidade num sonho…

Deixe uma resposta